Por que motivo a detecção precoce do cancro colorectal é tao importante?
Aproximadamente 500 mil pessoas morrem anualmente com cancro colorectal em todo o mundo, fazendo com que este cancro seja a segunda causa de morte por cancro. No entanto, quando detectado em fases precoces, o cancro colorectal é uma doença com uma elevada taxa de cura. Por esta razao, a partir dos 50 anos de idade deve considerar a vigilância ao cancro colorectal como uma parte integrante da monitorizaçao regular do seu estado de saúde.

 

Quais sao os métodos que estao disponíveis para a detecçao precoce do cancro colorectal?
De país para país existem recomendações diferentes para a detecçao do cancro colorectal. Normalmente é recomendada a realização anual de um teste para detectar sangue oculto nas suas fezes e/ou proposto que se submeta a uma colonoscopia em ambulatório de cinco em cinco anos. Está provado que tanto a pesquisa de sangue oculto nas fezes como a colonoscopia podem ser eficazes na luta contra o cancro colorectal. Infelizmente, apenas uma minoria da população se sujeita regularmente a estes testes de detecção do cancro colorectal por serem considerados desagradáveis e/ou invasivos. O serviço OncoAlert para o cancro colorectal pretende assim oferecer uma alternativa com maior aceitação.

 

O que é o serviço OncoAlert para o cancro Colorectal?
O serviço OncoAlert para o cancro Colorectal consiste num teste realizado no sangue que lhe pode dar um sinal de Alerta e constituir o primeiro passo na detecção precoce do cancro colorectal. Este teste inovador é capaz de detectar a presença no plasma de um marcador que é característico do cancro colorectal. Para esse efeito, o seu médico irá pedir-lhe apenas que recolha uma amostra de sangue que posteriormente é enviada para o laboratório da Infogene para análise. No prazo de duas semanas o seu resultado estará disponível. Se o marcador for detectado na sua amostra de sangue significa que há uma probabilidade acrescida de ter cancro colorectal e, neste caso, deverá submeter-se a uma colonoscopia para confirmação do diagnóstico e para dar início ao tratamento.

 

Como funciona o serviço OncoAlert para o cancro Colorectal?
Mesmo em fases iniciais do seu desenvolvimento, os tumores colorectais libertam material genético, nomeadamente ADN, para a corrente sanguínea. O serviço OncoAlert para o cancro Colorectal foi desenhado para detectar esse ADN proveniente do tumor. Um resultado positivo indica, com grande probabilidade, que pode ter cancro colorectal. Este teste já foi validado em vários estudos clínicos.

 

Que vantagens apresenta o serviço OncoAlert em relação aos outros métodos de detecção precoce de cancro colorectal?
A vantagem do serviço OncoAlert para o cancro Colorectal é que ele é bastante confortável para si e para o seu médico de família, uma vez que é apenas necessária a recolha de uma amostra de sangue. Essa amostra á depois encaminhada para o nosso laboratório e o resultado á enviado para o laboratório de análises onde foi realizada a recolha da amostra.

 

Como é que eu posso aceder ao serviço OncoAlert para o cancro Colorectal?
O serviço OncoAlert para o cancro Colorectal pode ser requisitado por um médico como um teste individual ou preferencialmente como parte integrante das análises que realiza regularmente ao sangue. Peça o serviço OncoAlert para o cancro Colorectal ao seu médico de família, gastrenterologista, urologista ou ginecologista.

 

É preciso tomar alguma precaução antes de fazer o teste?
Ao contrário dos testes baseados na análise de fezes, nao é necessário alterar os seus hábitos de alimentação ou medicação para que possa fazer este teste, ele poderá ser realizado em qualquer altura.

 

Se o resultado do teste for negativo poderei estar confiante que nao tenho cancro colorectal?
Um resultado negativo assegura com 99% de precisão que não sofre de cancro colorectal. Deve no entanto ter presente que nenhum método de diagnóstico é infalível, obviamente, podem ocorrer falsos negativos. Isto também se aplica ao teste em causa. O cancro colorectal desenvolve-se espontaneamente e progride ao longo de um período de 10 a 15 anos. Por isso é aconselhável que faça regularmente um teste de despiste, independentemente do método escolhido para o fazer.

 

Se o resultado do teste for positivo isso significa que tenho cancro colorectal?
Nao necessariamente. Um resultado positivo quer dizer que há uma grande probabilidade de ter um cancro colorectal. Para confirmar o resultado positivo, o seu médico irá recomendar que se submeta posteriormente a uma colonoscopia para obter um diagnóstico definitivo. Por favor siga esta recomendação.

 

O serviço OncoAlert substitui a colonoscopia?
Nao. O serviço OncoAlert, por ser realizado no sangue, apresenta-se como uma alternativa cómoda e de elevada qualidade relativamente a outros testes nao invasivos para detecção precoce do cancro colorectal, tais como a pesquisa de sangue oculto nas fezes.

 

O custo deste teste é comparticipado pelo estado ou pelo meu seguro de saúde?
Ainda Nao. Actualmente o serviço OncoAlert para o cancro colorectal nao é comparticipado. Está em curso um estudo clínico prospectivo, envolvendo milhares de indivíduos, que pretende confirmar a performance do teste e os seus benefícios quer para a saúde quer a nível económico resultantes da detecção precoce do cancro colorectal através do serviço OncoAlert. Espera-se que os resultados deste estudo apoiem a comparticipação do teste por parte do estado e das seguradoras no futuro...